quarta-feira, 27 de maio de 2015

Descanso... esse parceiro tão importante!



Descansar é o que muitas pessoas fazem, até em excesso ou seja estão sempre a descansar, refiro-me, claro, ao exercício físico que necessita deste companheiro para regenerar o corpo e até a cabeça, após treinos muito intensos ou provas desgastantes.

Por vezes precisamos mesmo de descanso a 100%, mas em boa parte destes dias denominados de "descanso", podemos fazer outras coisas que até nos vão ajudar a recuperar melhor:

Nadar - se estivemos a exigir mais das pernas podemos fazer um pouco de natação, seja em piscina ou em águas abertas, utilizando preferencialmente os braços e tronco.

Bicicleta - 10/20 kms em modo de passeio são um excelente recuperador, apanhamos ar fresco e ao mesmo tempo ajudamos os músculos das pernas a exercitarem-se sem o esforço e impacto que a corrida exige.

Andar/caminhar - um passeio descontraído pode ajudar a uma boa recuperação, em vez de utilizar o carro/transporte num trajecto pequeno fazê-mo-lo a pé e está feito.

Massagem - uma boa forma de acelerar a recuperação e "tratar" alguma pequena lesão.



Podemos recorrer as outras atividades que não estão aqui indicadas mas o mais importante é dizer-vos que qualquer que seja deve ser feita de uma forma ligeira, até pode ser a mesma atividade que nos colocou de rastos, mas com uma percentagem de intensidade baixa.

Tal como o treino, o descanso deve ser programado, principalmente após grandes esforços, dessa forma vamos proporcionar que o corpo readquira as capacidades anteriores com ganhos a vários níveis.

Utilizo uma relação de 1/3 dos dias em que "descanso", esta é uma contabilidade que pode ser ajustada de acordo com outros indicadores mas estabelece um período de recuperação que na maior parte dos casos é adequado, mas cada caso é um caso e o nosso corpo manda... e se ele manda temos de lhe fazer a vontade!

Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário